in ,

Segundo homem com HIV curado do vírus

Homem londrino com HIV curado com Transplante de Células Estaminais

Recentemente, um homem portador do vírus do HIV em Londres, tornou-se o segundo homem a entrar em remissão do vírus, após transplante de células estaminais.

Segundo a sua médica, este caso é mais um a acrescentar para a busca de uma cura para o vírus do HIV. Mesmo assim, é de afirmar que não se trata de um processo de cura eficaz para o HIV.

O senhor em questão, passou agora dos 18 meses sem a toma de qualquer tratamento de prevenção retro-viral, e segundo testes bastante precisos e minuciosos, mostram que não existe qualquer tipo de vestígio ou evolução do vírus após um transplante de células estaminais ocorrido há três anos.

“Não existe qualquer tipo de vestígio que possa ser contabilizado. Não se consegue detectar nada” diz Ravindra Gupta, uma biologista do HIV que trabalhou em conjunto com a equipa de médicos que tratavam este paciente.

Mesmo assim, Gupta avisa “Ainda é muito cedo para se afirmar que ele está curado”

Com a designação de “O Paciente de Londres”, este senhor recebe uma designação similar ao primeiro curado com um processo idêntico, Timothy Brown, o americano que ficou designado por “O Paciente de Berlin”, de 2007 na Alemanha. Até à data, o único ser humano curado do vírus e que se mantém curado e sem quaisquer problemas aparentes.

O Paciente de Londres contraiu o vírus do HIV em 2003, mas em 2012 foi diagnosticado com um Linfoma de Hodgkin, pelo que em 2016 teve de ser submetido de urgência a uma operação de Transplante de células estaminais, com uma mutação genética designada de CCR5 Delta 32, que conferem uma resistência ao vírus do HIV.

Actualmente estima-se que 37 milhões de pessoas no mundo são portadoras do vírus HIV ou SIDA, que desde os anos 1980 já matou cerca de 35 milhões de pessoas.

Estudos e pesquisas científicas levaram à criação de “cocktails” de várias combinações de medicamentos que garantem a estagnação do vírus e previnem o seu desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Empresas Gay-Friendly

Barbie faz hoje 60 anos!