in

Nasceu a primeira app portuguesa de saúde gay

Dedicada a homossexuais do sexo masculino, aqui pode saber mais sobre infeções sexualmente transmissíveis e descobrir o histórico de saúde dos parceiros.

Chama-se “CheckMe” e é primeira aplicação de saúde para homens gays. A app foi lançada em agosto pelo Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), com o financiamento da Direção-Geral da Saúde.

Com a app pode aceder a mapas de locais de socialização e de prevenção e a informação sobre infeções sexualmente transmissíveis, e receber lembretes para marcações e exames. Mas há mais: permite aos utilizadores verem o histórico de parceiros, bem como receber notificações anónimas se existir diagnósticos recentes do parceiro. Neste último caso, embora a função ainda não esteja disponível, o GAP tem uma funcionalidade semelhante.

“Esta aplicação nacional pretende disseminar informação correta e ajustada à promoção da saúde sexual dos homens que têm sexo com homens e conjuga várias funcionalidades de apoio à gestão da saúde individual”, explica o GAT.

O desenvolvimento da “CheckMe”, que é totalmente gratuita e está disponível para os sistemas iOS Android, teve por base o crescimento exponencial, desde 2009, da utilização de apps para facilitar o encontro entre homens, segundo o grupo.

“O objetivo é ir mais além da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e prestar também esclarecimentos úteis e credíveis tais como riscos associados aos comportamentos, profilaxia e ajuda na gestão do tratamento. Esperamos que com a utilização desta app haja uma maior consciencialização para a importância da monitorização da saúde”, diz Diogo Medina, coordenador científico do CheckpointLX, centro de rastreio comunitário do GAT em Portugal.

Fonte: NIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

7 perguntas sobre como a ciência vê a chamada ‘cura gay’

POP CHICLETE – BY KATY na POSH wm Lisboa