Taiwan marca aniversário da primeira lei de casamento gay na Ásia

No domingo, Taiwan marcou o aniversário de um ano da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, já que casais de homossexuais e grupos de direitos humanos pediam o reconhecimento total de sindicatos que envolvem estrangeiros.

A ilha está na vanguarda do crescente movimento pelos direitos dos gays na Ásia, tornando-se o primeiro lugar na região a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após uma conturbada luta política.

No entanto, a lei do casamento gay ainda contém restrições não enfrentadas por casais heterossexuais. Casais do mesmo sexo só podem casar com estrangeiros de países onde o casamento gay também é reconhecido e só podem adotar os filhos biológicos de seus parceiros. 

Ativistas dizem que a pandemia do Coronavírus tornou mais urgente permitir todos os casamentos no exterior, já que muitos casais internacionais do mesmo sexo foram separados devido ao controlo de fronteiras e bloqueios em muitos países.  

“No ano passado, vimos outras pessoas casar, mas não conseguimos”, disse Cho Yen-chun, 44 anos, cujo parceiro de três anos é Hong Konger.

“É deprimente o suficiente, e agora nem nos podemos encontrar por causa do Coronavírus”. 

Cerca de 3600 casais se casaram desde que os primeiros casamentos gays foram realizados, isto é, uma semana após a promulgação da lei, no ano passado.

Fonte: HKFP

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Francisco Lacerda

Francisco Lacerda

Francisco Lacerda nasceu em Lisboa, Portugal. É um critico de cultura Queer e editor de cultura do Pois. Especialista em luxo e arte, trabalha para o Pois desde 2018.

Check More Posts

Leave a comment