Norte Americano contrai HIV durante o uso da PrEP

O sexto caso de homens contraírem HIV enquanto tomam PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao vírus HIV) foi confirmado este fim de semana por experientes de saúde dos Estados Unidos, pensa-se que seja o primeiro caso masculino no estado da California, e o terceiro homem dos Estados Unidos a contrair o vírus do HIV enquanto tomava Truvada.

Este estranho caso foi apresentado na conferência anual IDWeek em São Francisco, organizada pela Sociedade Americana de Doenças Infeciosas.

O homem, com identidade privada, iniciou a toma de PrEP no final de 2016, sendo que não era
portador do vírus, e que nos exames de três, seis e dez meses, continuava a não ser portador do vírus, confirmando assim que o processo de toma em regime de PrEP estava a ter sucesso.

Infelizmente um ano após o início da toma, testou positivo ao HIV. Pelo que foi colocado de imediato no tratamento correcto, e por consequente a sua carga viral baixou tornando-se indetectável.

O Dr. Robert Grant da Universidade da California afirmou que: “ O facto do paciente ter deixado o
cabelo crescer, permitiu testar centímetros de cabelo, facilitando assim ter percepção e estudar
melhor a evolução do vírus no seu corpo ao longo do tempo.”

A estirpe de HIV que este paciente adquiriu foi identificada como sendo de pessoas que já tomaram
medicação de HIV, mas que por algum motivo deixaram de tomar, tornando-se uma das estirpes mais resistentes aos medicamentos que existem no mercado. Sendo que a infecção teve origem no seu parceiro, que havida deixado de fazer a medicação correcta para o HIV.

Independentemente, apesar deste ser o sexto caso de homens contraírem HIV enquanto tomam PrEP, especialistas e médicos continuam a defender que a toma de PrEP continua a ser bastante efectiva do que apenas usar preservativos.

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Nelson Farrim

Nelson Farrim

Nelson de Pina Farrim é o Fundador do Portal de notícias Pois.pt, nasceu em 15 de Julho de 1991. Estudou fisioterapia, mas muito cedo percebeu que o seu caminho passava pelo activismo dos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+, o que o levou a criar o portal Pois.pt. É modelo, gosta de jogos de consola e pratica ginásio.

Check More Posts

Leave a comment

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. GDPR Política de privacidade

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.