Irlanda do Norte Vota a favor do Casamento Gay

Ontem, a maioria dos Ministros votou a favor de uma mudança nas Leis do Norte da Irlanda em prol da comunidade LGBT+.

A Irlanda do Norte vota a favor do Casamento Gay, uma decisão histórica, em que o Parlamento (House of Commons) votou, esmagadoramente, 388-73 em prol de reconhecer o casamento gay no país. Claro que esta clausula irá necessitar de legislação secundária, mas mesmo assim já é um grande passo para um futuro mais inclusivo e melhor.

MP Conor McGinn exprimiu que “Este parlamento já falhou anteriormente a comunidade LGBT”, continuando por acrescentar “Falou uma geração de pessoas na Irlanda do Norte em não descriminalizar homossexualidade e de os condenar á descriminalização, ao abuso e ao viverem com medo durante tantos anos, aquando o resto do Reino Unido tais questões já não se punham.”

O Ministro John Penrose afirmou que o governo irá honrar os resultados, mas relembrou que podem surgir algumas complexidades em termos penais e legais, o que pode demorar mais do que o limite de 21 de Outubro, data final para que um governo em Stormont possa ser refeito e por em causa esta nova lei.

Desde 2013, alguns dos ministros mudaram a sua posição ou mentalidade em relação a este assunto, acabando por votar a favor!

Os maiores apoiantes desta emenda foram sem sombra de dúvida os ministros Penny Mordaunt, Matt Handcock, Greg Clark, Amber Rudd, Michael Gove e David Mundell.

“Estamos a vivenciar um incrível momento e que é uma causa fantástica para celebrar. A igualdade de casamento tornou-se realidade na Irlanda do Norte!” disse Patrick Corrigan, diretor da Amnistia Internacional do Norte da Irlanda

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Miguel Soromenho

Miguel Soromenho

Miguel Soromenho Pereira é um rapaz português, escorpião. Mora em Oeiras e estudou Arquitectura e Videojogos. Gosta de praticar desporto e ginásio, meditar, yoga, ler e jogar. Trabalha como Sub-director do Pois desde Janeiro 2019.

Check More Posts

Leave a comment