Irlanda do Norte legaliza Casamento Gay

O país acorda para um novo passo em frente!

A partir do dia de Hoje, a Irlanda do Norte legaliza o Casamento Gay e o Aborto, juntando-se assim ao estante Reino Unido.

Ambos tornam-se possíveis devido à dissolução do governo de Stormont à quase três anos atrás. O que permitiu ao Parlamento do Reino Unido entrar em ação e trazer as leis do Norte da Irlanda mais de encontro com as leis praticadas em Inglaterra, Escócia, e País de Gales.

O Parlamento votou a favor de ambas estas leis em Julho, mas estas apenas não entrariam em vigor se o governo do país fosse restabelecido até ao dia 21 de Outubro. O que não aconteceu! Apesar das várias tentativas por parte dos partidos mais conservadores.

Mesmo assim, ainda existe muito para se fazer e promover por parte do Parlamento do Reino Unido antes dos casamentos gay poderem começar a ser reconhecidos e oficializados, bem como a acontecer pelo país. Mas esta emenda que tomou efeito à meia-noite “coloca a Câmara dos Comuns dentro de linhas para a legalização do casamento gay até Janeiro de 2020, criando o caminho para os primeiros casamentos ocorrerem já em Fevereiro a tempo do Dia dos Namorados”, reporta o The Guardian.

“Hoje marca uma vitória histórica pelos direitos LGBT para a comunidade do Norte da Irlanda” afirmou um comunicado pelo presidente da Campanha dos Direitos Humanos (HRC), Alphonso David, “Durante vários anos e ao contrário do restante Reino Unido, os casais do mesmo sexo da Irlanda do Norte não tinham os mesmos direitos para o casamento. Graças ao esmagador apoio e aos incansável esforços por parte dos aliados e defensores, foi possível tornar este dia uma realidade. Um obrigado a todos por este novo sucesso para a igualdade LGBT”

Imagem de capa por National Secular Society

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Miguel Soromenho

Miguel Soromenho

Miguel Soromenho Pereira é um rapaz português, escorpião. Mora em Oeiras e estudou Arquitectura e Videojogos. Gosta de praticar desporto e ginásio, meditar, yoga, ler e jogar. Trabalha como Sub-director do Pois desde Janeiro 2019.

Check More Posts

Leave a comment