Hoje comemora-se o Dia Internacional Não-Binário

O dia de hoja marca uma data importante nos direitos e reconhecimento de Não-binariedade de género.

No dia de hoje comemora-se o Dia Internacional de Pessoas Não-Binárias. Mas na realidade o que é ser não binário?

Segundo várias fontes de informação: “Não-binariedade, género não binário, gênero-queer, generiedade ou identidade não binária é um “termo guarda-chuva” (que abarca várias identidades diferentes dentro de si) para identidades de gênero que não sejam integral e exclusivamente homem ou mulher, estando, portanto, fora do binário de gênero e da cisnormatividade.”

A data de 14 de Julho foi escolhida pelo facto de ser uma data mediana entre o dia Internacional do Homem e o Dia Internacional da Mulher, falamos em questões de cisnormatividade. Este dia é sem sombra de dúvida um marco que promove a não-binariedade de género. Mesmo assim ainda existe muito por onde caminhar e lutar, especialmente no que toca a um maior reconhecimento da comunidade não-binária.

Actualmente, ainda muitos dos países do mundo, não reconhecem um não-binário como um género legal, pelo que muitas das pessoas continuam a ser obrigadas a ter nos seus documentos de identificação um dos géneros definidos pela sociedade.

Felizmente já existem alguns países a dar os primeiros passos para mudar esta realidade, em 2003, a Australia aprovou o uso de um X na definição de género em vez dos normais M ou F nos seus documentos de passaporte. O Canadá já aceita e oferece a possibilidade dos seus cidadãos obterem um certificado de nascença não-binário.

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Miguel Soromenho

Miguel Soromenho

Miguel Soromenho Pereira é um rapaz português, escorpião. Mora em Oeiras e estudou Arquitectura e Videojogos. Gosta de praticar desporto e ginásio, meditar, yoga, ler e jogar. Trabalha como Sub-director do Pois desde Janeiro 2019.

Check More Posts

Leave a comment