Dia Nacional do Coming Out

Be Proud e sê sempre tu mesmo!

O Dia Nacional do Coming Out (DNCO) é um dia especial para a comunidade LGBT que acontece todos os anos como forma de aumentar consciencialização e importância de “sair do armário”, sendo celebrado sempre no dia 11 de Outubro. Este ano celebra-se o seu Trigésimo Primeiro aniversário.

Fundado em 1988 por Robert Eichberg e Jean O’Leary, ambos criaram este dia como forma de manter o positivismo e celebrar a Marcha Nacional de Luta pelos Direitos dos Gays e Lésbicas em Washington em 1987.

O seu maior objetivo está intrinsecamente ligado com o feminino e com o espírito de libertação gay, na sua forma mais simples e básica de ativismo: o assumir-se perante família, amigos e colegas. Por outro lado, procura-se provar e cortar as crenças de que a homofobia vive de uma atmosfera de silencio e ignorância, pois quando confrontados com alguém que amam e se preocupam, que se assume como lésbica, gay, bi, trans, etc, as pessoas mais facilmente deixam de manter atitudes ou visões menos opressivas e homofóbicas.

“A maioria das pessoas pensam que não conhecem ninguém gay ou lésbico, mas na realidade isso não é verdade. É imperativo que nos assumamos e deixarmos que as pessoas percebam o que somos e quebrarmos os seus medos e estereótipos.”

Robert Eichberg, 1993

As primeiras decadas foram recheadas e marcadas por figuras publicas ou não que se assumiram perante os media, de forma a aumentar consciencialização e deixar as massas reconhecerem e perceberem que conheciam pelo menos uma pessoa que fosse lésbica, gay, bi, trans, etc. Hoje em dia, como ser assumido deixou de ser algo que acarretasse riscos para si mesmo, este dia é marcado e reconhecido como um dia de feriado e celebração por tudo o que foi feito até à presente data e por tudo o que ainda pode ser feito pela causa LGBT.

Durante este dia, a Campanha dos Direitos Humanos, a HRH, celebra todos os que se assumem LGBT, pois este ato ainda é considerado um ato de força, respeito próprio e bravura, alem de que por cada pessoa que falar a sua história e mostrar ao mundo que não existe a necessidade de medo e receito, está automaticamente a mudar os corações das pessoas e a criar e promover maior equilíbrio e igualdade.

Imagem de capa por Pace.edu

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Miguel Soromenho

Miguel Soromenho

Miguel Soromenho Pereira é um rapaz português, escorpião. Mora em Oeiras e estudou Arquitectura e Videojogos. Gosta de praticar desporto e ginásio, meditar, yoga, ler e jogar. Trabalha como Sub-director do Pois desde Janeiro 2019.

Check More Posts

Leave a comment