Angola o Primeiro País a Descriminalizar a Homossexualidade em 2019

Angola descriminalizou a homossexualidade e baniu a discriminação a qualquer tipo de orientação sexual.

Estas mudanças obtiveram a luz do dia, esta Quarta-feira, dia 23 de Janeiro, quando o Parlamento Angolano reviu o código penal desde a independência de Portugal em 1975. Torna-se o primeiro país do mundo em 2019 a descriminalizar o sexo gay. Este projecto de lei passou assim com 155 votos a favor, um voto contra e sete abstenções. Promoveu-se uma grande vitória para os Direitos Humanos.

O antigo código penal foi escrito durante a soberania portuguesa em 1889. Como muitos dos países africanos, as leis contra a homossexualidade datam da época colonial, restos de leis que permaneceram nestes países, enquanto o mundo evoluía.

Estes passos iniciaram-se com a administração de João Lourenço, antigo ministro da defesa que se tornou Presidente de Angola em 2017, e cujos primeiros passos na protecção dos direitos da comunidade LGBT+ começaram em 2018. No momento em que o seu governo reconheceu um grupo de defesa dos direitos LGBT+, a Iris Angola. Bem como o filho do antigo presidente ter assumido a sua homossexualidade, José Eduardo dos Santos.

“Angola descriminaliza relações entre pessoas do mesmo sexo, o primeiro país em 2019 a dar este importante passo em frente. Obrigado ao trabalho cansativo de ativistas LGBT+!”, tweet por Amnistia Internacional

Mesmo assim, segundo o Human Rights Watch, ainda existem 69 países no mundo que criminalizam relações do mesmo sexo.

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Miguel Soromenho

Miguel Soromenho

Miguel Soromenho pereira é um rapaz português, escorpião. Mora em Oeiras e estudou Arquitectura e Videojogos. Gosta de praticar desporto e ginásio, meditar, yoga, ler e jogar. Trabalha como SubDirector do Pois desde Janeiro 2019.

Check More Posts

Leave a comment

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. GDPR Política de privacidade

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.