Aborto e beijo gay em animação da RTP2 chocam pais

Aborto, homossexualidade, divórcio, feminismo e religião. São apenas alguns dos temas abordados num dos episódios da série infantil ‘Destemidas’, emitida pela RTP 2 no espaço ‘Zig Zag’, que deixou muitos pais à beira de um ataque de nervos.

Em causa está um episódio que conta a história de Thérèse Clerc, feminista francesa do Maio de 68 e defensora do aborto, galardoada em 2008 com a Legião de Honra. “Neste programa é escandalosa a defesa e promoção do aborto (…). Faz-se, também, o elogio a uma mulher, com quatro filhos, que sai de casa para ir viver com outra mulher. O ódio ao catolicismo percorre o vídeo inteiro”, diz um dos mais de 300 comentários partilhados no Facebook.

Já foram várias as queixas enviadas ao provedor da estação pública, assim como à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que confirmou ao CM que “as participações encontram-se em apreciação pelos serviços da Entidade.” O CM tentou ainda ouvir Teresa Paixão, diretora de Programas da RTP 2, sobre o assunto, mas não obteve resposta.

Dirigida a um público dos 10 aos 12 anos, ‘Destemidas’ é uma série da France Télévision apoiada pelo Programa de Media da União Europeia e adaptada da série literária ‘Culottées’ (‘Atrevidas’) de Pénélope Bagieu, sobre “mulheres excecionais, ousadas e decididas que foram além das convenções e preconceitos sociais e triunfaram perante as adversidades”.

CM

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Francisco Lacerda

Francisco Lacerda

Francisco Lacerda nasceu em Lisboa, Portugal. É um critico de cultura Queer e editor de cultura do Pois. Especialista em luxo e arte, trabalha para o Pois desde 2018.

Check More Posts