A Importância do dia Mundial da Luta Contra a SIDA

O dia Mundial da Luta Contra a SIDA ocorre todos os anos no dia 1 de Dezembro, foi criado em 1988 e tornou-se um dos primeiros dias mundiais dedicado há saúde. É uma oportunidade para as pessoas de todo o mundo se unirem nesta luta, de forma a quebrar o estigma e a discriminação, bem como apoiar as pessoas que vivem com VIH/SIDA, e ainda lembrar todos os que já pereceram com esta doença.

Existem milhões de pessoas contaminadas com o vírus do VIH espalhadas pelo mundo, estimando-se que existam cerca de 36.7 milhões. Foi oficialmente reconhecida em 1984, tendo até aos dias de hoje consumido vários milhões de pessoas, e sendo considerada uma das doenças mais mortíferas da história.

Felizmente, hoje em dia já existem vários tratamentos e leis que protegem as pessoas que vivem com VIH, o que ajuda as pessoas que vivem com a doença terem vidas mais saudáveis e estáveis. Mesmo assim, a maior parte das pessoas continua a não saber os modos de se protegerem ou de protegerem os outros, vivem com o estigma e a discriminação por parte da sociedade, e de si mesmos.

Por esse modo este dia é bastante importante, pois independentemente da comunidade em que nos inserimos, é necessário relembrar o mundo e os governos que o VIH é real e mantém-se vivo e que ainda se pode fazer muito para aumentar a consciencialização, lutar contra o prejuízo e melhorar a educação das pessoas em relação ao assunto.

Confere o site do World Aids Day para descobrires mais sobre as campanhas e como podes ajudar!

Imagem de capa da campanha deste ano por parte da World Aids Day.

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Miguel Soromenho

Miguel Soromenho

Miguel Soromenho Pereira é um rapaz português, escorpião. Mora em Oeiras e estudou Arquitectura e Videojogos. Gosta de praticar desporto e ginásio, meditar, yoga, ler e jogar. Trabalha como Sub-director do Pois desde Janeiro 2019.

Check More Posts

Leave a comment