O dia Mundial da Luta Contra a SIDA ocorre todos os anos no dia 1 de Dezembro, foi criado em 1988 e tornou-se um dos primeiros dias mundiais dedicado há saúde. É uma oportunidade para as pessoas de todo o mundo se unirem nesta luta, de forma a quebrar o estigma e a discriminação, bem como apoiar as pessoas que vivem com VIH/SIDA, e ainda lembrar todos os que já pereceram com esta doença.
Existem milhões de pessoas contaminadas com o vírus do VIH espalhadas pelo mundo, estimando-se que existam cerca de 36.7 milhões. Foi oficialmente reconhecida em 1984, tendo até aos dias de hoje consumido vários milhões de pessoas, e sendo considerada uma das doenças mais mortíferas da história.
Felizmente, hoje em dia já existem vários tratamentos e leis que protegem as pessoas que vivem com VIH, o que ajuda as pessoas que vivem com a doença terem vidas mais saudáveis e estáveis. Mesmo assim, a maior parte das pessoas continua a não saber os modos de se protegerem ou de protegerem os outros, vivem com o estigma e a discriminação por parte da sociedade, e de si mesmos.
Por esse modo este dia é bastante importante, pois independentemente da comunidade em que nos inserimos, é necessário relembrar o mundo e os governos que o VIH é real e mantém-se vivo e que ainda se pode fazer muito para aumentar a consciencialização, lutar contra o prejuízo e melhorar a educação das pessoas em relação ao assunto.
Confere o site do World Aids Day para descobrires mais sobre as campanhas e como podes ajudar!
Imagem de capa da campanha deste ano por parte da World Aids Day.