Saúde

Análises detectam bactérias resistentes a antibióticos no frango do Lidl

Publicado dia 19/06/2024 às 14h50min
A cadeia alemã nega as acusações e garante que todos os seus produtos passam por vigorosos controlos de qualidade

Segundo o site NIT, quase três em cada quatro amostras de frango do Lidl, colhidas em Espanha, apresentaram vestígios de bactérias resistentes a antibióticos. Das 24 análises, 71 por cento da carne estava contaminada com organismos associados a doenças no intestino. A retalhista alemã, por sua vez, nega todas as acusações.

A investigação foi levada a cabo em 22 supermercados em Espanha, Alemanha, Itália, Grã-Bretanha e Polónia. Os resultados foram divulgados esta terça-feira, 18 de junho, pelo Observátorio do Bem-Estar Animal (OBA), citado pelo “El Independiente”.

Foram analisadas “asas fatiadas sem pontas”, “coxas”, “partes traseiras”, “carcaças” e “peitos” de frango recolhidas em estabelecimentos de Madrid, Valência e Barcelona. Os germes resistentes estão associados a infeções no intestino, trato urinário e até a diagnósticos de pneumonia ou septicemia. Também há evidências de agentes diarreicos.

“Cerca de 83 por cento da carne de frango analisada em Espanha tem Campylobacter, que pode causar problemas que vão desde uma infeção assintomática, passando por diarreia grave com febre e mal-estar generalizado, até doenças secundárias como inflamação das articulações e sinais generalizados de paralisia ou síndrome de Guillain-Barrée”, explica o OBA.

 

Fonte: Redação