Portugal

Parlamento vai discutir reforço de profissionais na AIMA nesta semana

Publicado dia 24/06/2024 às 19h16min
Debate foi agendado pelo Partido Comunista Português (PCP)

segundo o jornal online do Diário de Notícias Brasil, na próxima semana, a imigração voltará a ser tema de debate na Assembleia da República de Portugal. O reforço de profissionais na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está na agenda de discussão de quinta-feira (27). A iniciativa é da bancada do Partido Comunista Português (PCP), que propôs um Projeto de Lei (PL) para contratar "até 10 mil trabalhadores" na agência.

O PL prevê um “procedimento extraordinário, e transitório, para que, num período de seis meses, se consiga mobilizar pessoas, espaços e meios logísticos para que, pelo menos a maior parte desses processos, seja resolvido”. Segundo o deputado António Filipe (PCP), somente com reforço na AIMA "será possível funcionar em condições de normalidade”.

A bancada do PCP defende um programa de emergência para a regularização de processos entre o dia 1 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025. O objetivo é colocar em dia as "400 mil pendências" da AIMA. Como o DN Brasil noticiou com exclusividade na semana passada, a recuperação da alta demanda de processos já está em andamento.

 
Texto: Amanda Lima, com informações da Agência Lusa
Fonte: Redação