Portugal

Domingo de Páscoa muda o horário de verão

Publicado dia 25/03/2024 às 13h39min
A mudança para o horário de verão significa que o inverno acabou, oficialmente

O horário de verão vai começar já este fim de semana de Páscoa, acrescentando uma hora aos relógios, o que significa menos uma hora a dormir, mas com mais sol durante a tarde.

O procedimento é o mesmo de sempre: quando forem 01h na madrugada de sábado para domingo (dia 31 de março) deves adiantar os teus relógios uma hora, passando a ser 02h da manhã.

Esta alteração de horário também acontece no Arquipélago dos Açores, mas uma hora mais cedo, ou seja, às 00h devem ser adiantados os relógios para as 01h.

O horário de verão também quer dizer que vais ter mais sol de tarde, para usufruir de tudo o que esta cidade tem para te oferecer.

Não esquecer outros equipamentos
Hoje em dia, a maioria dos relógios já faz esta atualização horária de uma forma automática, assim como os telemóveis que todos os dias carregamos. E o mesmo acontece com os nossos computadores, tanto domésticos como portáteis.

Contudo, há equipamentos lá de casa que necessitam da tua intervenção manual, como o despertador da mesa de cabeceira, os relógios de parede na cozinha ou até nos mostradores dos micro-ondas.

O mesmo acontece com o relógio do carro, que habitualmente nos esquecemos.

Esta notícia traz sempre aquele amargo porque vais perder uma hora de sono, mas lembra-te daquilo que vais poder fazer enquanto ainda é de dia em Lisboa.

Lembra-te ainda que, por os dias passarem a ser maiores, no bem que te sentes com mais raios de sol por dia, perfeitos para relaxar numa destas esplanadas depois de um dia de trabalho.

A história da mudança da hora
A mudança da hora começou durante a 1ª Guerra Mundial, para maximizar o tempo de luz natural, de forma a reduzir recursos naturais como o carvão e outros combustíveis.

Os horários de verão e de inverno têm como principal objetivo, por isso, poupar energia, sendo que ainda hoje se discute se é razoável manter estas duas mudanças de horário anuais, já que, hoje em dia, esta poupança de energia é considerada muito residual.
 

Fonte: Lisboa Secreta