Lazer

A melhor rota para explorar a região vinícola de Lisboa

Publicado dia 27/12/2023 às 11h16min
Você é daquelas pessoas que quando um novo ano se aproxima já começa a pensar nas viagens que pretende fazer

Por Elaine de Oliveira, colunista Marie Claire — do Rio de Janeiro

Se tem uma região que personifica o charme e a tradição de Portugal, é a deslumbrante área de enoturismo de Lisboa. Estive lá por uma semana e preciso contar que não imaginava encontrar lugares tão deslumbrantes! Que a cidade de Lisboa é linda todo mundo já sabe, mas o que muita gente não imagina é que os arredores estão repletos de castelos medievais, construções cheias de histórias, praias belíssimas, vistas de tirar o fôlego, que mais parecem cenários de filmes, vinhedos ondulantes para todo lado, e uma rica herança cultural. Se prepare para embarcar numa viagem única e com experiências inesquecíveis.

A região é conhecida por seus vinhos distintos e de caráter único. As vinhas que se estendem pelos campos beneficiam-se de um clima mediterrâneo, criando condições ideais para o cultivo de uvas. Entre as variedades que você mais vai encontrar por lá estão a Arinto, a Castelão e a famosa Touriga Nacional. Os vinhos brancos são frescos, frutados e com uma salinidade típica de vinhos feitos com uvas plantadas próximo ao mar, e os tintos você encontrará desde os encorpados até os mais elegantes, tudo vai depender do produtor e da área que visitar.

Meus dois primeiros dias foram na cidade, afinal, Lisboa é maravilhosa demais para ser ignorada. Há quem vá preferir ficar direto na cidade e aos poucos ir conhecendo os arredores e há quem, assim como eu, talvez prefira alugar um carro e ir visitando as regiões vinícolas aos poucos, mudando de cidade e de hotel de acordo com o roteiro. As duas opções são ótimas, tudo vai depender da sua preferência. Se você quiser curtir igualmente a cidade de Lisboa, quanto os arredores, se hospedar na cidade é a melhor opção, recomendo o Hotel Dom Pedro de Lisboa, um hotel SPA incrível que tem uma vista linda e ampla de toda a cidade e é de fácil acesso às estradas.

Fiquei lá meus dois primeiros dias e parti para uma praia chamada Azenhas do Mar, quando cheguei me perguntei se estava mesmo em Portugal ou na Grécia, tamanha era a semelhança. Localizada nas falésias da costa de Sintra, freguesia de Colares, Azenhas do Mar é uma vila pitoresca que combina uma beleza natural deslumbrante. Fundada no início do século XX, a aldeia preserva o seu charme original, com casas brancas em contraste com o azul do oceano Atlântico. Possui uma piscina oceânica esculpida nas rochas, alimentada pela maré alta, que só ela já vale a ida até lá, é linda demais. A apenas 45 minutos de carro de Lisboa, recomendo almoçar por lá, tem um restaurante com o mesmo nome da praia, Azenhas do Mar, colado na piscina oceânica que é uma festa de frutos do mar frescos.

Depois aproveite para conhecer as vinícolas de Colares e se prepare para morrer de amor pelos vinhos da região. As vinhas de Colares são completamente diferentes de tudo que já vi, rasteiras e plantadas diretamente na areia, em valas profundas, o que conferem aos vinhos de Colares um caráter único. As uvas nativas, como Ramisco e Malvasia, ganham vida neste terroir singular, resultando em vinhos complexos, ricos em personalidade, autenticidade e bem salgadinhos, acredite em mim, são verdadeiras jóias da vinicultura portuguesa. As adegas centenárias contam histórias de tradição, paixão e dedicação, preservando métodos artesanais que resistiram ao teste do tempo. Recomendo ir a vinícola Ramilo, dos irmãos Pedro e Nuno Ramilo, que são de uma família que fazem vinhos nessa região há quatro gerações e o que fazem hoje é de beber ajoelhado! Outra que indico é a Quinta San Michel, experimente o Malvarinto, uma mistura das uvas Malvasia com Arinto, que é um espetáculo.
Se você gosta de história e construções antigas, aproveite que já está em Sintra para conhecer o belo Castelo dos Mouros e o Convento de Mafra, ambos vão te impressionar bastante. Para se hospedar, recomendo muito o Immerso, um hotel mergulhado numa paisagem linda, em harmonia com a terra e com uma vista belíssima para o mar, na Ericeira.

Pela manhã, parti para conhecer a AdegaMãe, em Torres Vedras. Vá para conhecer a vinícola e também almoçar no restaurante Sal na Adega, a vinícola faz parte do Grupo Riberalves, há décadas ligada ao mercado do bacalhau, lá você vai poder experimentar todo tipo de receita com o peixe imaginável, tem até ceviche de bacalhau, que até então eu nunca havia visto. A vinícola é linda e os vinhos deliciosos, afinal, os enólogos são dois feras, uma parceria com Anselmo Mendes e Diogo Lopes, não poderia dar errado. Vá de AdegaMãe Vinhas Velhas e o Terroir Branco, ambos são incríveis.

Fonte: Marie Claire