in ,

Barbie faz hoje 60 anos!

Muitos estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões, como Christian Dior’, Coco Chanel, Donna Karan, Giorgio Armani, John Galliano, entre muitos outros, e também marcas como a Gucci ou a Levi’s’.

Barbie é uma boneca usada como brinquedo infantil, cuja criação data de 9 de março de 1959 e é produzida pela Mattel. Ela foi criada pela empresária Ruth Handler e foi baseada na boneca alemã Bild Lilli.

Desde seu lançamento a boneca foi considerada a marca mais famosa e lucrativa da empresa, a ponto de ser considerada um grande ícone da empresa e da cultura pop. Diante de seu sucesso a boneca já recebeu várias coleções, roupas, cenários, e amigos, bem como seus próprios filmes, quadrinhos, jogos eletrônicos e desenhos animados.

Por volta dos anos 50, Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler observavam o comportamento de sua filha Barbara que brincava apenas com bonecas de papel e normalmente as personificava como sendo bonecas adultas, pois até então todos os bonecos fabricados nos Estados Unidos eram somente representações de crianças. Ruth sugeriu ao seu marido (um dos fundadores da Mattel) a ideia de criar uma boneca adulta.

Durante sua viagem á Europa em 1959, Ruth conheceu uma boneca alemã chamada Bild Lilli que circulava desde 1955.A boneca tinha as proporções perfeitas para o que seria uma boneca adulta, assim Ruth comprou 3 delas, dando uma para sua filha e usando as outras para servir de base para criação de sua própria boneca. A boneca Lilli foi originada de um recorte do jornal alemão Bild, originalmente voltada para o público adulto.

A influência da Barbie nos dias de hoje é visível e sem dúvida marcante. Existem sempre comparações e citações da boneca mais vendida do mundo: costuma-se chamar alguém de Barbie por estar vestida de rosa, ou por ser loira e bonita. Isso prova que a Barbie valorizou uma linha de preocupação com a estética, beleza e ajudou a criar um padrão de beleza. A moda da boneca influencia a sociedade, pois ela procura sempre simbolizar uma mulher ou moça bonita, inteligente, amiga, companheira e meiga.

A partir dos anos 90, foi criada uma coleção de alta-costura pelos designers da Mattel, inspirados em grandes costureiros, como Givenchy. Aliás, muitos estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões, como Christian Dior’, Coco Chanel, Donna Karan, Giorgio Armani, John Galliano, entre muitos outros, e também marcas como a Gucci ou a Levi’s’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Segundo homem com HIV curado do vírus

NÃO PERCAS! Datas Pride LGBT+ para 2019