Pois Noticias

Saúde

População LGBTQIAP+ tem risco maior de desenvolver demência e AVC

População LGBTQIAP+ tem risco maior de desenvolver demência e AVC

Estudo sugere que grupo tem 15% mais chances de sofrer com problemas de saúde cerebral em comparação a indivíduos cisgênero e heterossexuais.

Pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+ podem ter maior risco de desenvolver demência, derrames e depressão na terceira idade em comparação com pessoas cisgênero e heterossexuais, conforme indica um novo estudo publicado na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 390 mil indivíduos e descobriram que essa população que essa população apresenta 15% mais chances de ter problemas de saúde cerebral. Mesmo levando em consideração variáveis como idade, tabagismo e pressão alta, o risco continuou elevado neste grupo.

Além das questões mencionadas, possíveis razões para essas disparidades incluem medo e estresse crônico causado por fatores políticos, tal como legislações anti-LGBT e crimes de ódio. Embora o estudo tenha apontado associações importantes, não foram exploradas as causas exatas dessas diferenças, abrindo espaço para mais investigações.

Página:

https://www.pois.pt/noticia/saude/2024/10/13/populacao-lgbtqiap-tem-risco-maior-de-desenvolver-demencia-e-avc/483.html