Pois Noticias

Geral

Nota de Repúdio aos trágicos ataques a imigrantes em Porto

Nota de Repúdio aos trágicos ataques a imigrantes em Porto

Acreditamos que o mundo empírico é consequência de todos os discursos que se transformam em ações.
Discursos violentos, que marginalizam, discriminam e segregam acabam por culminar em atos violentos.

Os crimes de ódio subiram 38% no último ano em Portugal - isto é, condutas violentas legitimadas por falas racistas e xenófobas que, desfortunadamente, permeiam o cotidiano português.
Em face dos trágicos ataques contra pessoas migrantes sucedidos na última madrugada em Portugal, viemos manifestar nosso repúdio e demandar investigações céleres e a devida punição a todos os envolvidos.

Neste diapasão ainda insta corroborar todo o contributo das pessoas migrantes para a sociedade portuguesa. Não em uma visão instrumentalizada da população imigrante, que restringe seu valor aos milhões de euros que contribuem para a Segurança Social ou que classifica os migrantes como trabalhadores essenciais para a economia portuguesa. Queremos reiterar o quanto a pluralidade é essencial para nosso crescimento enquanto seres humanos. As pessoas migrantes trazem memórias, histórias e cultura que se agregam e que tornam Portugal um país ainda mais rico em cheiros, cores e sabores.

É inadmissível que Portugal, sendo o país da União Europeia com mais emigrantes em proporção da população residente, seja palco de tantas atrocidades com os imigrantes que aqui edificam suas vidas.

A esperança na justiça não nos deixa esmorecer. Que estes atos violentos não se repitam e que a sanção para aqueles que os perpetraram seja também medida pedagógica para que tais condutas não voltem a acontecer!

Toda a solidariedade às vítimas e suas famílias!
Seguiremos denunciando e lutando contra toda e qualquer injustiça!

 
Dra. Erica Acosta

Página:

https://www.pois.pt/noticia/geral/2024/05/08/nota-de-repudio-aos-tragicos-ataques-a-imigrantes-em-porto/419.html