Pois Noticias

Geral

iPhone 16 tem sensor exclusivo para cāmera e IA

iPhone 16 tem sensor exclusivo para cāmera e IA

A Apple lançou nesta segunda-feira (9) quatro novos celulares: iPhone 16, iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max. Um dos destaques é um novo botão sensível ao toque, chamado controle de câmera, localizado na lateral dos aparelhos. Ele permite acessar a câmera do telefone e acionar recursos de inteligência artificial.

Os novos celulares foram apresentados durante o evento "It's Glowtime" (É hora de brilhar, na tradução direta), realizado no auditório Steve Jobs Theater, em Cupertino (EUA).

iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max: destaques
Telas maiores e bordas mais finas:

6,3 polegadas (16 cm) no iPhone 16 Pro. O modelo anterior, iPhone 15 Pro, tem uma tela de 6,1 polegadas (15,49 cm).
6,9 polegadas (17,5 cm) no iPhone 16 Pro Max (a maior já usada em um celular da marca). A geração anterior tem 6,7 polegadas (17 cm).

Acabamento em titânio: para maior resistência e leveza, como no 15 Pro e Pro Max.

Quatro cores: titânio preto, titânio natural, titânio branco e titânio deserto.

Processador: A empresa lançou o A18 Pro, que roda recursos de IA com maior eficiência dentro do próprio aparelho. Ele está 20% mais rápido em desempenho do que o A17, presente no iPhone 15.

Esquenta menos: A estrutura interna foi desenvolvida para dissipar melhor o calor, evitando que o telefone fique muito quente (algo mais do que necessário, já que a linha iPhone 15 ficou conhecida por ficar quente demais em algumas situações).

Bateria dura mais: A eficiência energética foi otimizada junto com o sistema operacional iOS 18 e o novo chipset. O iPhone 16 Pro Max promete durar até 33 horas de reprodução de vídeo. O irmão 16 Pro até 27 horas.

Novas câmeras: Os dois modelos Pro continuam com as tradicionais três lentes, que foram aprimoradas.

"Fusion": 48 MP, abertura f/1.78
Ultra-angular: 48 MP, abertura f/2.2
Teleobjetiva: 12 MP, abertura f/2.8
O zoom máximo de 5x está presente nos dois aparelhos — no ano passado, apenas o modelo iPhone 15 Pro Max é que oferecia essa possibilidade de aproximação.

Para vídeos, eles permitem gravação 4K120 fps em Dolby Vision. Com a "combinação de maior resolução e taxa de quadros já disponível no iPhone", segundo a Apple.

Novo botão de controle da câmera: Não será preciso mais tocar a tela para usar a câmera. Todos os modelos da linha iPhone 16 possuem ainda um sensor tátil, bem rente na lateral, dedicado para abrir e controlar a câmera — tirar fotos, gravar vídeos, dar zoom e mais.

O sensor é acionado quando você pressiona ou desliza o dedo sobre ele, ou mesmo por um click, como em um botão.

"O Controle de Câmera será atualizado com um obturador de dois estágios para travar automaticamente o foco e a exposição em um objeto com uma pressão leve, permitindo que os usuários reenquadrem a foto sem perder o foco", afirma a empresa em seu material de divulgação.

Ele também tem ajuda de inteligência artificial (parecido com o que o Google Lens faz; recurso previsto para ser liberado ainda neste ano) para ações como:

Você tira uma foto e o celular exibe informações relacionadas a imagem que capturou.
Usar o controle de câmera junto com uma anotação escrita em um caderno. O celular identifica o conteúdo, faz uma busca e mostra resultados relacionados.

Inteligência artificial: É a primeira geração de celulares da Apple criada do zero para rodar recursos mais avançados de IA, reforçou a Apple hoje.

Por meio do Apple Intelligence, o celular conseguirá resumir informações de e-mail e oferecer respostas, digamos, mais inteligentes e naturais da Siri. Será possível ainda gravar, transcrever e resumir chamadas de áudio.
 

Página:

https://www.pois.pt/noticia/geral/2024/09/10/iphone-16-tem-sensor-exclusivo-para-camera-e-ia/467.html