in ,

Girl: O Sonho de Lara. Um filme de Lukas Dhont

Por Francisco Lacerda

Girl é um filme Belga realizado por Lukas Dhont, que brevemente chega às salas de cinema. Foi transmitido no Festival de Cinema de Cannes (2018) onde ganhou a Caméra d´Or e um Queer Palm.

O filme é sobre o drama de uma rapariga de 15 anos que nasce no corpo de rapaz. A sua ambição é ser bailarina, mas está no processo de mudança de sexo. Este papel é interpretado por Victor Polster, um Ator que interpreta de forma perfeita o papel de um jovem que tem uma cara andrógena. O Actor tem uma cara e corpo de modelo, sem barba, dentro dos parâmetros de beleza europeus.

Este filme é descrito pela comunidade transgénero como perigoso, isto porque não mostra um final muito positivo do processo de mudança de sexo. Lara no final corta o seu próprio pénis, com uma tesoura, e esvaziado em sangue, acaba no hospital. Além de que o espetador fica com a sensação de que se trata de um filme sobre doença psicológica e não sobre um processo de acompanhamento psicológico para as pessoas que mudam de sexo.

Um lado positivo do filme é o de que, conseguimos sentir o sofrimento de viver no corpo do qual não gostamos. Mas não mostra que é possível viver de forma pacifica com esse corpo e aceitar a mudança. Após ter começado o tratamento hormonal, ficamos com a sensação que tudo muda e falha: as colegas começam a rejeitar a sua presença; o Ballet já não é compatível; e o seu peso não permite a cirurgia.

Outra nota positiva é o facto de mostrar que existem países, neste caso a Bélgica, que conseguem criar programas de acompanhamento para a mudança de sexo.

Um filme bastante violento para a comunidade LGBT. Deixa dúvida no ar.

Video Trailer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Lexa Black, a Drag Queen da Época de Inverno

Pabllo Vittar com concerto em Lisboa em 2019