Girl: O Sonho de Lara. Um filme de Lukas Dhont

Girl é um filme Belga realizado por Lukas Dhont, que brevemente chega às salas de cinema. Foi transmitido no Festival de Cinema de Cannes (2018) onde ganhou a Caméra d´Or e um Queer Palm.

O filme é sobre o drama de uma rapariga de 15 anos que nasce no corpo de rapaz. A sua ambição é ser bailarina, mas está no processo de mudança de sexo. Este papel é interpretado por Victor Polster, um Ator que interpreta de forma perfeita o papel de um jovem que tem uma cara andrógena. O Actor tem uma cara e corpo de modelo, sem barba, dentro dos parâmetros de beleza europeus.

Este filme é descrito pela comunidade transgénero como perigoso, isto porque não mostra um final muito positivo do processo de mudança de sexo. Lara no final corta o seu próprio pénis, com uma tesoura, e esvaziado em sangue, acaba no hospital. Além de que o espetador fica com a sensação de que se trata de um filme sobre doença psicológica e não sobre um processo de acompanhamento psicológico para as pessoas que mudam de sexo.

Um lado positivo do filme é o de que, conseguimos sentir o sofrimento de viver no corpo do qual não gostamos. Mas não mostra que é possível viver de forma pacifica com esse corpo e aceitar a mudança. Após ter começado o tratamento hormonal, ficamos com a sensação que tudo muda e falha: as colegas começam a rejeitar a sua presença; o Ballet já não é compatível; e o seu peso não permite a cirurgia.

Outra nota positiva é o facto de mostrar que existem países, neste caso a Bélgica, que conseguem criar programas de acompanhamento para a mudança de sexo.

Um filme bastante violento para a comunidade LGBT. Deixa dúvida no ar.

Video Trailer:

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Nelson Farrim

Nelson Farrim

Nelson de Pina Farrim é o Fundador do Portal de notícias Pois.pt, nasceu em 15 de Julho de 1991. Estudou fisioterapia, mas muito cedo percebeu que o seu caminho passava pelo activismo dos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+, o que o levou a criar o portal Pois.pt. É modelo, gosta de jogos de consola e pratica ginásio.

Check More Posts

Leave a comment

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. GDPR Política de privacidade

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.