A Masculinidade Vulnerável. Entrevista a Michael Söndergaad

Eu tenho procurado modelos jovens que se sentem dentro deste conceito e comunicação.

Michael Søndergaard, nasceu a 1988, é um artista e realizador de filmes, que procura a beleza masculina de forma irreverente. Depois dos seus estudos em Ciências da Religião na University of Copenhagen, ele ficou interessado nos rituais religiosos – que são a base do seu trabalho RITE (2018), que apresentamos também nesta entrevista. Uma entrevista realizada por Francisco Lacerda, em parceria com o curador de arte Ghislain Pascal, da galeria de arte The Little Black Gallery.

Michael © Michael Søndergaard

Nesta entrevista Francisco Lacerda, convidou o artista Michael Søndergaard a falar sobre o seu recente trabalho para a Vogue Italia, Boys! Boys! Boys! uma edição onde vários fotógrafos e artistas gays exploram a beleza e a complexidade masculina. Nesta edição também participaram fotógrafos gays já conhecidos, como foi o caso de: Will McBride, Matt Lambert, Andy Warhol, Lulu Delafalaise, Alexandre Haefeli. Nesta edição, houve o apoio da Elton John AIDS Foundation.

Mathias with Collar © Michael Søndergaard
Under Veil © Michael Søndergaard

FL – Consideras a tua fotografia experimental?

MS – Tudo o que eu crio é inesperado. As fotografias são planeadas, mas sim criadas de forma espontânea e de mente aberta.

Miki © Michael Søndergaard

FL -Que tipo de modelos procuras nas tuas fotografias?

MS – Na minha serie de fotografias RITE, procuro pela vulnerabilidade masculina e pela procura da identidade. Eu tenho procurado modelos jovens que se sentem dentro deste conceito e comunicação.

Simon © Michael Søndergaard

FL – O que se torna importante quando estás a fotografar um modelo jovem masculino?

MS – Quando realizo um retrato, para mim, a ligação entre mim e o modelo é importante. Criar uma zona segura, onde o modelo se sinta confortável em se mostrar em frente da câmara.

Mathias D © Michael Søndergaard
Mathias © Michael Søndergaard

Na minha serie de fotografias RITE, procuro pela vulnerabilidade masculina e pela procura da identidade

Michael Søndergaard

FL – De que forma a religião muda a tua arte? A tua arte muda a religião?

MS – Eu tenho um interesse particular pelos rituais religiosos, até porque cada ritual tem um cenário diferente. Quando muda, existe uma vulnerabilidade que eu capto através da fotografia.

Peter turning around © Michael Søndergaard
Simon © Michael Søndergaard

FL -Qual é a parte mais bonita do homem?

MS – Na minha série de trabalhos RITE, trabalhei com a parte dos ombros, porque penso que são uma lindíssima forma de comunicação através da honestidade e da fragilidade.

Victor © Michael Søndergaard

Michael Søndergaard é representado pela galeria The Little Black Gallery London. Visite a galeria através do link thelittleblackgallery.com em caso de compra.


Por Francisco Lacerda: Francisco Lacerda é artista, crítico cultural e director criativo do Pois. Escreve para o Pois desde 2018. Escreve também para vários meios de comunicação social e é curador de arte internacional. Estudou em Lisboa e Londres, onde desenvolveu conhecimentos no mundo de arte, gestão e luxo. Francisco Lacerda já realizou entrevistas em representação do Pois, a artistas como: Duane MichalsEdouard TaufenbachAnthony ListerManuel Braun,Carla van de Puttelaar

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
Francisco Lacerda

Francisco Lacerda

Francisco Lacerda é artista, crítico cultural e director criativo do Pois. Escreve para o Pois desde 2018. Escreve também para vários meios de comunicação social e é curador de arte internacional. Estudou em Lisboa e Londres, onde desenvolveu conhecimentos no mundo de arte, gestão e luxo. Francisco Lacerda já realizou entrevistas em representação do Pois, a artistas como: Duane Michals, Edouard Taufenbach, Anthony Lister, Manuel Braun.

Check More Posts

Leave a comment

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. GDPR Política de privacidade

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.